Uncategorized

Helena de Troia



“Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo. A disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida a paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos. “Helena é meu nome, mas posso ouvi-los me chamando de adúltera nas minhas costas. Eu nasci em Esparta, mas fui embora para Troia, por amor. Eles costumavam dizer que eu era a mulher mais bonita do mundo e viviam julgando o quão pouco ganhei e o quanto perdi depois que fugi, mas eles não estavam lá depois de tudo o que passei. Eu estava.” “

Este foi o segundo livro terminado do ano, coloquei a sinopse pois é um livro que não é muito conhecido, então assim fica mais fácil entender sobre o que é.

A história é, obviamente, de Helena, a mulher mais bonita do mundo (pelo menos na época era conhecida assim) e suas aventuras, amores e desamores desde sua infância até o seu retorno a Esparta depois da guerra.

Helena é uma menina em corpo de mulher, que atrai todos os homens pela sua beleza incomparável, é também uma mulher com muita força e coragem, mesmo vivendo em um mundo/país/época em que tudo era muito limitado para qualquer mulher.

Por ser a rainha de Esparta, ela tinha que cumprir suas obrigações como qualquer esposa, estar sempre ao dispor do marido e simplesmente servi-lo. Quando um dia, ela desiste de tudo e decide revolucionar a vida dela por amor, seguir mesmo o coração sem olhar para trás.

Essa decisão dá início a uma das guerras mais conhecidas da história, a qual foi causada pela mulher mais bela de todas.

Em meio a esse cenário de juventude, amor, irracionalidade e guerra, Helena narra a história com os seus pontos de vista e faz com que o leitor entenda tudo o que se passou dentro dela e os motivos de suas decisões impensadas.

Depois que terminei de ler este livro, cheguei a conclusão de que ele não deveria entrar para a lista dos melhores, mas também não está na dos piores não.

Helena de Troia é uma história que mostra a Helena mulher e humana, fora dos padrões de elegância que todos já conhecem pelos filmes.

O livro é muito fácil de ler e chega a ser envolvente pela forma como a autora escreve. Por ser todo narrado em primeira pessoa, faz com que o leitor se sinta muito mais próximo do personagem, chegando a acreditar, por vezes, que conhece muito bem a personagem e acompanhou a história muito de perto.

Acredito que todo mundo deva ler para saber como foi toda a história passada nos filmes, mas desta vez vista através dos olhos de Helena, até porque, tenho certeza que qualquer pessoa que leia, conheça a personagem, vai se lembrar de alguém, não só pelos diversos amores, mas também porque a Helena pode ser definida de diversas formas:

Menina, mulher, cadela, corajosa, lutadora, intensa, apaixonada, traidora, a mulher de pedra.

Nota: 7,0

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s