Uncategorized

Literatura Fantástica

Imagem

Eu sei que estou devendo post aqui no blog, mas ultimamente ando sem inspiração, pois estou lendo O Iluminado, do Stephen King, e estou simplesmente travada no livro.

Ele é tão assustador, mas tão assustador, que eu simplesmente não consigo seguir adiante com ele. A minha vontade é de deixar o livro pra lá, me dar por vencida e pegar o próximo para ler mas, apesar de assustador, o livro é ótimo. Estou amando a forma com que o Stephen King escreve e faz a nossa imaginação fluir com a incrível ambientação que ele faz.

Então, decidi fazer um post exclusivamente sobre Literatura Fantástica, que é uma das minhas favoritas.

Para começar, qual seria a definição de Literatura Fantástica? Vem do termo “Fantástico”, que se refere a tudo o que não é real, e que é criado pela imaginação das pessoas. Todos as histórias/contos Fantásticos possuem elementos que são muito distantes da realidade do homem.

A Literatura Fantástica pode ser subdivida em três grupos: Ficção Científica, Fantasia e o Terror.

 

Ficção Científica:

Imagem

 

Nascida no século XIX, o foco deste gênero é o impacto da ciência (sendo esta verdadeira ou imaginada) sobre a sociedade como um todo. Basicamente, todas as histórias que envolvam ciência como sendo seu componente principal, e claro, o que vai solucionar ou acabar com a parte “conflito” da história, pode ser considerada como Ficção Científica.

As histórias, em sua maioria, pegam um fato científico e o alteram, de forma extremamente cuidadosa e bem informada, fazendo com que ele se aproxime o máximo possível da realidade. Essas histórias chegam até mesmo, algumas vezes, a serem confundidas com a realidade.

Dentre as histórias de Ficção Científica, podemos citar: Star Wars, O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams), Fortaleza Digital (Dan Brown) e Laranja Mecânica (Anthony Burgess).

 

Fantasia:

Imagem

A Ficção Fantástica é constituída por histórias que incluem magia, seres sobrenaturais e medievais como principal elemento.

O tema mais predominante neste tipo de literatura tem sido o Medieval, que inclusive, é o que tem chamado mais a atenção do público alvo.

É importante citar que, na maioria das histórias, o enredo se passa em outro plano ou outro planeta, aonde a existência de magia e/ou seres sobrenaturais é extremamente comum.

Como exemplos de Fantasia, encontramos: O Senhor dos Anéis (JRR Tolkien), As Crônicas de Nárnia (CS Lewis), As Crônicas de Gelo e Fogo (George RR Martin) e Harry Potter (JK Rowling).

 

Terror:

Imagem

Popularizado no século XIX, são histórias que tem como foco o medo que causa nas pessoas. A técnica utilizada está ligada a utilizar a experiência de medo que o leitor possui para contar a história e, com isso, provocar o temor.

Lugares fechados, cenários medievais em ruínas, bosques escuros e casarões abandonados são exemplos de possíveis cenários das histórias de horror, que utilizam as crenças da época para causar o medo.

Essas histórias descrevem acontecimentos macabros, sobrenaturais, que acontecem com vítimas puras e inocentes, e tem como vilões vampiros, demônios, espíritos, entre outros. Estes acontecimentos se passam em cenários como os que foram citados acima e, normalmente, a noite ou durante tempestades.

O objetivo mesmo é fazer com que o personagem sinta como a vítima fica entre a razão e a crença até o momento do ataque.

Hoje em dia, temos alguns autores como exemplo para este tipo de literatura: Stephen King, André Vianco, Joe Hill e Alexandra Bracken.

 

Não podemos esquecer também que a Literatura Fantásica tem se tornado mais e mais popular a cada dia, e que o Brasil não poderia ficar para trás neste quesito.

Então, para completar o post, tenho alguns autores brasileiros da Literatura Fantástica que são ótimos na arte da imaginação: André Vianco, Raphael Draccon, Eduardo Spohr, Carolina Munhoz e Affonso Solano.

Juntos, estes autores alcançaram números de vendas que realmente fogem um pouco da realidade em que estamos acostumados no Brasil. Eles possuem fãs fiéis que esperam ansiosamente para cada lançamento anunciado. Nos tempos que estamos, eles podem ser considerados como autores com grandes feitos, já que o brasileiro é conhecido por não gostar de ler.

Gostaria de aproveitar e indicar um podcast sobre a Literatura Fantástica Brasileira, do JovemNerd, aonde eles falam muito sobre os atuais autores de fantasia no Brasil e também contam com a participação do André Vianco, Eduardo Spohr, Affonso Solano e Raphael Draccon, entre outros. Se tiverem um tempinho, vale a pena conferir!

Espero que tenham gostado deste post, e dêem a opinião de vocês sobre a Literatura Fantástica!

Como ela faz parte da vida de vocês? E quais as obras favoritas?

 

 

Anúncios

6 comentários em “Literatura Fantástica

  1. Nossa a literatura fantástica é vida! eu to no grupo de pessoas que você citou, que chegam a confundir a literatura com a realidade hahahha. brincadeira, mas eu realmente amo essa literatura, já li senhor dos anéis, harry potter, dan brown, o guia do mochileiro das galáxias, laranja mecânica, as crônicas de nárnia e só não li ainda O Iluminado porque tenho medo, mas ele já tá aqui na minha estante esperando. Adorei seu texto, ficou muito bom! beijos

    1. Eu sou apaixonada por literatura fantástica, adoooroo de verdade, acho que é o meu estilo preferido!
      E O Iluminado eu não consegui terminar de ler, pq ando com muuuuuito medo, então desisti e peguei outro pra ler no lugar dele hahahaha

      Obrigadaa pelo comentário e pelos elogios!

    1. É um dos meus gêneros preferidos também, mas eu sou muito de época, então tem vezes que eu prefiro mais um romance ou algo do tipo, mas sou fã de Literatura Fantástica!
      Obrigada pela visita e pelos comentários! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s