Resenhas

Tormento – John Boyne

Tormento

“Apesar de sentir falta do irmão mais velho, que estava fazendo faculdade em outro país, Danny aproveitava o tempo livre das férias para andar de bicicleta e jogar bola com seu melhor amigo, Luke Kennedy. Até que um dia volta para casa e, estranhamente, não vê sinal de sua mãe.

Quando a sra. Delaney finalmente chega, vem acompanhada de dois policiais. Ela havia se envolvido em um acidente – atropelara um garotinho que agora estava em coma, com poucas chances de sobreviver. A sra. Delaney se afoga em culpa e se isola de todo mundo, inclusive do marido e de Danny. O garoto, por sua vez, não entende o que está acontecendo. Por que sua mãe se sente tão culpada quando a própria polícia disse que ela não era responsável pelo que tinha acontecido? E para complicar ainda mais a situação, uma garota estranha fica parada em frente à casa de Danny, claramente observando seus passos…”

Ahhh.. O John Boyne! Esta história tem somente 88 páginas, mas é de uma profundidade gigantesca.

A história se passa sob o olhar de Danny, um garotinho de 12 anos que está passando o seu primeiro verão longe de seu irmão mais velho, Pete, que está cursando o primeiro ano de faculdade na Escócia.

Danny tem um amigo com quem costuma brincar durante as tardes, o Luke, que é um garoto com uma vida normal, porém tem dificuldades em aceitar seu padrasto.

O drama começa quando sua mãe chega em casa, tarde da noite, escoltada por policiais. Ela havia atropelado um garotinho que agora estava em coma.

Depois deste acidente, sua mãe passa a ser uma pessoa totalmente ausente e alheia a tudo e a todos, ela só tem cabeça para pensar no garotinho que estava em coma e, por isso, Danny se sente abandonado e fica sem compreender a situação.

“Mais tarde fiquei com fome de novo. Fui atrás de outro hambúrguer com fritas, mas dessa vez tomei um sorvete também, e como o sorvete estava muito bom, pedi outro. Só me restavam três libras agora, mas resolvi que ia me esforçar para fazer com que durassem.”

Com o passar dos dias, Danny percebe que uma menina está sempre na frente da sua casa, somente observando toda a movimentação, e então ele decide conversar com a garota.

O que poderia ser a salvação para os seus dias, acaba se tornando mais um problema pois, conversando com Sarah, ele acaba descobrindo o seu segredo, o que pode mudar todo o rumo da história.

 “Comecei a fechar os olhos e tudo ficou escuro, mas assim que fechei os olhos, senti uma felicidade esquisita.”

Claro que com tudo isso, Danny passa a se sentir totalmente sozinho, já que sua própria mãe só se importa com o garotinho internado. Ele não entende nada do que está acontecendo, desde a ausência de seu irmão, sua mãe se importando somente com um garotinho que ela mal conhece e fez com que sua vida parasse, e até mesmo por que o seu pai não tenta conversar com ele sobre o assunto.

Como vocês já sabem, o John Boyne é o meu autor favorito e, mesmo com um livrinho com 88 páginas, ele consegue transmitir uma sensibilidade enorme para o leitor, a fragilidade de Danny e os problemas pelos quais ele tem que passar, mesmo com a inocência de um garoto de 12 anos…

Mais uma vez, o John Boyne não me decepcionou. Eu só lamento por este livro não ter mais páginas para que pudéssemos conhecer melhor o lado de cada um dos personagens.

A leitura é extremamente rápida (eu levei cerca de 45 minutos para ler), simples e, como todos os livros do John Boyne, fácil de entender.

Espero que vocês gostem tanto quanto eu! 🙂

Anúncios

4 comentários em “Tormento – John Boyne

    1. Oi Aline!
      Foi bem rapidinho mesmo pra ler, ele tem 88 páginas!
      É até considerado como um conto, pois é bem pequenininho! 🙂

      Ele é o meu autor favorito, adoro os livros dele. Comece pelo “O Menino do Pijama Listrado”, é lindo demais! E depois me conta o que achou. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s