Aleatório · Dicas

Como aprender a gostar de ler?

ThalinePinheiro_livro

Hoje resolvi fazer um post um pouco diferente.
Já ouvi muitas pessoas falando “Nossa! Eu não consigo ler, não sei como você consegue.” ou então “Eu queria muito ter esse gosto que você tem pela leitura, mas não consigo!”, então resolvi fazer um post com algumas dicas para tentar ajudar vocês a pegarem esse gostinho pela leitura.
Mas já aviso: A partir do momento que você começar a gostar, isso vira um vício e não tem volta! hahaha

Para começar, vou contar um pouquinho da minha experiência com a leitura.
Eu sempre gostei de histórias, quando era criança eu adorava escrever historinhas, e sempre fui apaixonada pelos gibis da “Turma da Mônica”. O primeiro livro que eu li foi “O Menino Maluquinho”, do Ziraldo, quando eu tinha uns 5 anos.
Mas ao contrário do que vocês pensam, eu não gostava de ler quando era mais nova! Inclusive morria de raiva daqueles livros clássicos que éramos obrigados a ler durante a escola, mas com certeza eu não li nenhum...infelizmente li todos por livre e espontânea pressão, e claro que não gostei de nenhum!
Os fãs de Dom Casmurro, A Cidade e as Serras, Vidas Secas, A Hora da Estrela, entre outros clássicos que me perdoem, mas eu odiei todos pelo simples fato de que eu NUNCA quis ler nenhum deles, tive que ler por obrigação.

Lá por 2003 (quando tinha 13 anos) eu conheci o Harry Potter, fui assistir o segundo filme no cinema sem nem saber do que se tratava. E claro que me apaixonei, e então pedi para que a minha mãe comprasse o terceiro livro e devorei a leitura em 2 dias. Mas também não me fez apaixonar pela leitura, mas sim pelo bruxinho.

ThalinePinheiro_livro1

Depois de ter terminado o Ensino Médio, e com a certeza de que eu não servia para ler algo que não fosse Harry Potter, eu entrei na faculdade e ganhei um livro de presente do meu Tio Tinho, “O Caçador de Pipas“. E esse sim foi um livro que mudou a minha vida e a minha forma de pensar. Esse livro mexeu comigo e fez com que eu passasse a me interessar pela leitura. E, como eu disse no início do post, este foi um caminho sem fim.
Essa leitura foi seguida por “A Menina que Roubava Livros” e “O Menino do Pijama Listrado“, e daí por diante eu não vivo sem um livro!
Algumas dicas que eu posso dar para vocês que querem começar a ler são:
1- Procure algum assunto que te interesse.
Se você é uma pessoa que gosta de filmes de ficção, então comece por um livro de ficção. Se gosta de romance, procure livros de romance e assim por diante.

2- Tenha paciência com as suas primeiras leituras
Assim como qualquer outra coisa, a leitura é um hábito, e a maioria dos livros não são legais no início, então tenha paciência e insista nas primeiras páginas, a história vai acabar te conquistando mais pra frente.

Essa próxima dica pode ser muito polêmica, mas para mim isso serve muito bem
3- Julgue alguns livros pela capa!
Eu sei que muitos livros tem uma capa feia, e o conteúdo é impressionante. Mas para quem está começando, o ideal é que o livro te conquiste por inteiro, desde a capa, o tamanho da fonte, número de páginas e, claro, a história. É fato que quando estou lendo um livro com a capa muito bonita, a minha vontade de conhecer a história aumenta exponencialmente.

4- Não arrume desculpas para não ler.
Muitas pessoas dizem que não lêem por falta de tempo, mas se você realmente quer pegar gosto pela leitura, eu tenho certeza que você vai acabar arrumando tempo para os livros. Que tal ler enquanto volta do trabalho? Ou então leia um capítulo todos os dias antes de dormir, ou no seu horário de almoço. Reserve um horário para a sua leitura, você não irá se arrepender!

5- Fique longe dos eletrônicos.
O seu tempo de leitura deve ser um momento seu e do seu livro, portanto tente não ficar perto do seu smartphone, ou do computador, ou da televisão, já que eles provavelmente irão te distrair.

6- Use a sua imaginação
O grande segredo dos livros é a possibilidade que eles te dão de imaginar o cenário em que a história se passa. Os autores descrevem todo o cenário, os personagens e, com isso, você dá asas à sua imaginação e consegue dar forma ao que acabou de ler. Imagine muito, essa é a melhor parte!

7- Comece por livros menores.
Tudo bem que você ama a série Game of Thrones e está louco para saber o que vai acontecer com o seu personagem favorito. Mas entrar no mundo da leitura começando com um livro de 800 páginas não irá te ajudar muito. Para começar, escolha livros menores, de até 300 páginas. Será uma leitura mais rápida e fácil. Mas se mesmo assim você achar que já deve começar com tudo nos livros das Crônicas de Gelo e Fogo, então vá em frente e não se preocupe com o tempo de leitura!

Bom, esse post já está gigante, mas acho que essas dicas irão ajudar quem quer entrar para esse mundo literário.
Uma vez que você tenha escolhido o assunto que mais te interessa, talvez seja legal dar uma chance aos best-sellers pois, por serem mais abrangentes, a chance de gostar são muito maiores.

Espero que tenham gostado do post, e me contem o que acharam nos comentários!

Até mais!

Anúncios

18 comentários em “Como aprender a gostar de ler?

  1. Me identifiquei demaaaais! Sempre gostei de histórias e devorava os gibis da Turma da Mônica, mas o gosto real por leitura também devo imensamente ao Harry Potter, que me deu a noção de que podem existir diversos outros mundos dentro de um só livro ❤
    Concordo com as dicas também, e gostaria que todos partilhassem desse gosto pela leitura (: hehe
    Beijos!
    http://pseudoaleatoriedade.wordpress.com

    1. Oii!
      Que bom que se identificou! Gostaria muito de poder ajudar as pessoas a começarem a ler e se apaixonarem por esse mundo assim como eu! hahaha
      Mas acho que de uns anos para cá as pessoas tem lido mais, e espero que isso só aumente!

      Obrigada pela visitinha! 🙂

      1. SUAS DICAS SÃO ÓTIMAS! PASSEI POR TRAJETÓRIA BEM SEMELHANTE A SUA….. TENHO UMA GRANDE DIFERENÇA DE IDADE EM RELAÇÃO A SUA, SOU DA GERAÇÃO DE SUA MÃE. AMO LER E CONCORDO QUE A LEITURA NOS FAZ VIAJAR ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO…SEMPRE INDICO A LEITURA PARA OS MEUS EDUCANDOS DE TODAS AS IDADES, ESTIMULO O ATO DE LER PARA OS MEUS FILHOS COM O MEU HÁBITO. FICO FELIZ, LENDO DICAS PARA LEITURA DE UMA MENINA, PERMITA LHE CHAMAR DE MENINA, SEI QUE É UMA PROFISSIONAL E OS SEUS SABERES A FAZ AUTORIDADE PARA NOS ENSINAR MUITO. PARABÉNS!!!!!!!!!!!! E COM TODO RESPEITO SEGUE A MINHA SUGESTÃO, ANUNCIE SEMPRE SUAS DICAS, ~COM CERTEZA FARÃO A DIFERENÇA PARA MUITOS. UM GRANDE ABRAÇO LITERÁRIO.

      2. Oi Luzia!
        Nossa, muito obrigada pelos elogios! Me sinto lisonjeada em recebê-los de uma profissional da educação!
        Eu adquiri o hábito e, por consequência, a paixão pela leitura. E é algo tão bom que eu gostaria muito que todos tivessem essa relação que tenho com os livros.

        Mais uma vez, muito obrigada pelo comentário e pela visita!

  2. Oii tudo bem?
    Tenho que mostrar essas dicas para meu irmão, ele tem quase todos os livros do diario do banana e demora para terminar, ñ consegue ficar longe da TV no quarto dele, já pedi para ele ler um livro fino meu que achei a cara dele a história mas ele não tem paciência, vou fazer essa força na férias na praia que não tem nada para fazer hahaha
    beijos
    https://doceliterario.wordpress.com

    1. Oii!
      A minha irmã era assim também, mas consegui que ela começasse a gostar de ler mostrando livros pequenos e com histórias que são do interesse dela.
      E funcionou! Hoje ela já está ficando viciada em leitura e colecionando livros igual a mim! hahahaha

      Depois me conta como foi a sua nova tentativa com seu irmão! Espero muito que dê certo ♥
      Beijos!

  3. Concordo com suas dicas e acho, de verdade, que as escolas precisam começar a mesclar literatura clássica com contemporânea. Entendo a importância desses livros icônicos que somos obrigados a ler na escola, mas confesso que eles são muito responsáveis por eu não ter pego gosto pela leitura antes nessa vida.

    Beijos

    1. Oi Nádia!

      Concordo com você! Aposto que se as escolas pedissem aos alunos que lessem Harry Potter, A Culpa é das Estrelas ou qualquer um destes bestsellers infanto juvenis, eles iriam pegar gosto pela leitura antes de sair da escola.
      Torço para que isso mude algum dia!

      Obrigada pela visita!
      Beijos!

  4. Adorei a sua idéia de post, acho quee você descreveu exatamente como se faz para gostar de ler. Eu adoro ler, rs! *-*
    Adorei o seu blog!
    Beiijos

    thailamelloni.blogspot.co

  5. Muito boa suas dicas, eu era como vc quando criança gostava dos gibis e depois tive que ler aqueles livros da série vaga-lume que pediam na escola, até que eu gostava, mas não desenvolvi a pratica de ler até que uns 8 anos atrás, uma amiga me incentivou pegar um livro na biblioteca do trabalho, falou pra eu começar pelo Sidney Sheldon que tem histórias mais cativantes, acabei lendo todos que tinham lá e fui buscando outros escritores, ela mesmo não leu mais nada, rsrs. Eu lia no transporte pois trabalhava longe, mas depois que fiquei grávida, mudei de emprego, parei de ler. Sinto muita falta. Mas vou recomeçar. (falei demais) bjs.
    http://patricionico.wordpress.com/

    1. Oi Paty!
      Que bom que você se identificou, fiquei muito feliz com a repercussão que esse post teve, e fico mais feliz ainda por saber que consigo, de alguma forma, incentivar as pessoas a lerem!
      Eu gostaria de ler mais, no meu próximo post vou falar sobre as minhas leituras de 2014, mas foi algo em torno de 20 livros, mas realmente não tenho muito tempo para ler tanto assim. Então eu te entendo, imagino que com filhos deve ser mais complicado ainda!
      Mas não desista! Comece de novo, tenho certeza que vai reacender aquela paixãozinha pela leitura!

      Obrigada pela visita! ❤
      Até mais!

  6. ahh que tudo, eu também só lia turma da Mônica e odiavaaa livros sem gravuras. Até que um dia eu vi um livro que meio que brilhava e admito que foi a capa do livro que me chamo atenção kk aii eu comprei e ameii a história e hoje to aqui viciada em livros. Ah e o nome do livro que me fez amar ler se chama “O falso principe” ❤

    1. Oi Michelle!!
      Nossa, que legal! Eu adoro histórias assim de “como eu comecei a ler” ou qualquer outra coisa do tipo. É sempre interessante e quando a gente menor espera, né?
      Que bom que o amor pela leitura continua! ❤
      Obrigada pela visitinha!!
      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s