Resenhas

Um Dia – David Nicholls

DSC_0086

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida
Oi gente!
Hoje vou contar para vocês o que eu achei sobre o livro Um Dia, do David Nicholls!
Um Dia é um romance sobre a história de Emma Morley e Dexter Mayhew, que se conhecem no dia 15 de julho de 1988, na noite de formatura.

Emma tem poucos amigos, adora ler e sonha em ser escritora, tem alguns planos para a sua vida e pretende segui-los como puder.
Dexter prefere viver o presente, deixar que o futuro venha como tiver de ser, adora sair e beber com amigos e é mulherengo.
A partir da noite de 15 de julho de 1988, vamos passar a acompanhar a trajetória de cada um dos dois, durante os próximos anos. E vamos perceber que muita coisa pode mudar em um ano e, no caso dos dois, em um dia. E esse dia é o 15 de julho.
Poderemos ver suas dificuldades, relacionamentos, baladas com os amigos, empregos e tudo mais que a vida trás para nós, tudo isso unido por uma amizade genuína.
— E daí… o que aconteceu com você?
— A vida. A vida aconteceu
Em algumas partes eu me identifiquei muito com a Emma, pelo seu jeito mais simplório e sua paixão pelos livros e pela escrita. Também achei incrível a forma como o autor usou para expressar o efeito que Dex causava nela e vice-versa.
Claro que senti ódio do Dex em determinadas partes, mas consegui me apaixonar por ele em grande parte do livro, ainda mais depois que passamos a conhecer melhor a sua história e de sua família.
A gente acha que já superou, que já esqueceu. Mas tem horas que o coração aperta de novo, né?
Por fim, posso dizer que esse livro foi me ganhando aos poucos. A divisão dos capítulos facilita muito a leitura, mas para quem gosta de ir direto ao ponto (assim como eu), já aviso que vai se irritar um pouquinho.
No mais, a história é linda e tem um final SURPREENDENTE! E preparem-se: Vocês vão chorar!
Para quem não se interessar pelo livro, tem a adaptação com a linda da Anne Hathaway, que me fez adorar ainda mais a Emma Morley! ❤
Para esse livro eu dei 4 estrelas no Skoob / Goodreads, porque no final, a história me ganhou de um jeito que eu não conseguia mais largar o livro. Adorei o romance, ainda mais com o clima de Londres e alguns outros países que aparecem no decorrer da história!
Alguém aí já leu o livro ou assistiu o filme?
Me contem nos comentários! 🙂

Até mais!

Anúncios

2 comentários em “Um Dia – David Nicholls

  1. Hey Na!
    Eu li o livro e depois vi o filme. Adorei o livro, apesar de me identificar na parte de ficar um pouco impaciente no meio, quando parecia que nada ia acontecer.
    Agora o filme, só a Anne mesmo que salva… De fato, filmes inspirados em livros perdem alguns detalhes, mas eu achei que neste caso foi além da conta. É um filme rápido, com ausência de diálogos importantes..me decepcionou um pouco! Mas vale assistir pelos cenários e pela simplicidade na atuação!

    1. Oi Mi!
      Que bom ver você por aqui!
      Pois é, eu sou bem impaciente quando as coisas começam a ter descrições exageradas em cenas que não vão acrescentar ou modificar nada. Acho sim a ambientação uma parte importantíssima, mas sem exageros, então me irritou um pouquinho esse lado do livro, e mesmo assim eu adorei rs.

      Concordo com você com relação ao filme. Eu ADORO a Anne, e se formos assistir o filme sem considerar o livro, é um filme bom, mas para quem já leu a história, é um pouco decepcionante mesmo!
      Eu até aceito pularem algumas partes e diálogos, só fico inconformada quando MUDAM partes essenciais, como mudaram o final, em Paris… mas enfim.
      Também achei uma gracinha hahaha

      Obrigada pela visitinha!
      Beijos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s