Resenhas

O Nome do Vento – Patrick Rothfuss

kvothe

Eu passei algum tempo pensando em como falar sobre esse livro. Qual seria a melhor forma para tentar traduzir a experiência?

Atualmente eu não costumo fazer roteiros para os meus vídeos, simplesmente penso no que gostaria de falar, e vou falando conforme as palavras surgem na minha cabeça. Então acho que falar sobre esse livro em um vídeo não seria uma boa ideia, pois eu poderia esquecer de algo importantíssimo, e não me perdoaria por isso.

Enfim tomei a decisão de fazer uma resenha escrita. Porque aqui eu tenho tempo de pensar, revisar e acrescentar coisas.

Gente, falar de O Nome do Vento não é uma tarefa fácil. Já aviso que esse livro é incrível, e por isso a minha INFINITA dificuldade, mas prometo tentar fazer o meu melhor aqui, ok?

O Nome do Vento foi escrito pelo Patrick Rothfuss e é o primeiro livro da trilogia “As Crônicas do Matador do Rei”, lançado no Brasil pela editora Sextante.

O livro gira em torno de Kvothe que, por algum motivo decidiu esconder sua verdadeira identidade e viver como o proprietário da hospedaria Marco do Percurso, que passa a atender pelo nome de Kote.
A história começa quando um cronista chega à hospedaria após ser atacado por criaturas estranhas e, com a ajuda de Kote, sobrevive.

Por coincidência, o Cronista estava mesmo procurando por Kote, quem ele acredita ser o grande Kvothe, que se tornou um verdadeiro mito em pessoa. Após muita insistência, Kote decide narrar sua história para o Cronista, desde que possa fazê-lo em 3 dias ( Ou seja: 1 livro para cada dia 🙂 ).

A partir deste momento, realmente o livro começa. Kote vai contar como foi a sua infância, vivendo com uma trupe e como o Chandriano começou a habitar seus pensamentos e até mesmo fazer com que ele ingressasse na Universidade com o objetivo de aprender mais sobre esse grupo lendário.

Agora que já resumi (e MUITO) a história, quero falar também sobre o protagonista: Após ler o primeiro livro, posso falar sem medo que o Kvothe é um personagem único, diferente de todos os que eu já conheci até hoje. Talvez pela forma que o autor utilizou para descrevê-lo, mas ele me conquistou!
É o mais próximo que se pode chegar de uma pessoa comum, que nós poderíamos conhecer. Ele é muito (MUITO) inteligente, corajoso, orgulhoso de uma forma que às vezes dá até raiva e talentosíssimo. Posso dizer que ele também é desajeitado em algumas situações, puro, impulsivo e, por que não? Romantico também.
Desde pequeno procurava aprender a nomear as coisas, principalmente o vento (o que explica o nome do livro), e através de livros e, depois, da Universidade, ele começa a adquirir mais e mais conhecimento.
O maior amor na vida de Kvothe é o seu alaúde, que participa de todas as suas aventuras, já que a música tem participações cruciais durante a história.

Em um determinado momento, conheceremos Denna, que tem um papel muito importante no livro, e no coração do nosso querido Kvothe. Ela é extremamente inconstante, e em algumas situações possui um comportamento questionável.
Eu, particularmente, não gostei dela! Justamente pela forma como ela leva a vida. Mas podemos considerar um ponto para o autor, já que ela não é, nem de longe, o que esperamos que a “mocinha” do livro seja, e isso acaba deixando o livro mais interessante, já que nunca sabemos o que esperar de uma cena em que a Denna faz parte.

O Nome do Vento conta histórias sobre magia, tradições daquele universo, assassinatos, “briguinhas” de adolescentes (que em nada se parecem com o que estamos acostumados), paixonites, família, música, dificuldades, pequenos furtos, etc.

OU SEJA, O Nome do Vento é um livro de fantasia completo. Ele possui todos os elementos necessários para uma boa aventura, com o toque especial e ímpar que o Patrick Rothfuss sabe dar. ❤

Não preciso dizer que a minha nota para ele foi 5, e que ele foi para a minha lista de favoritos, né?

Para quem gosta de Fantasia, esse é o livro perfeito! E não se assustem com o tamanho, você vai ler e nem vai sentir!

Alguém aqui já leu? Quer ler?
Me contem nos comentários!

Não se esqueçam de me acompanhar nas redes sociais:
 Youtube Facebook | Twitter | Instagram | Snapchat: naiadepinheiro
Anúncios

3 comentários em “O Nome do Vento – Patrick Rothfuss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s