Aleatório

Hello! It’s me…


Outro dia me perguntaram o que os livros significam pra mim, e isso me fez sentir vontade de responder por aqui.

Falar sobre livros, pra mim, é sempre algo que mexe comigo. Os livros despertam em mim aquele sentimento de coração quentinho, sabe?
A minha história com os livros não é um conto de fadas, eu não sou aquela menina que sempre foi leitora assídua. Eu lia “O Menino Maluquinho” inúmeras vezes, assim como os clássicos gibis da “Turma da Mônica”. Mas livros? Livros eram chatos.

Não foi Harry Potter que fez a mágica acontecer. Harry Potter me fez tomar coragem e, pela primeira vez, pegar um livro grande pra ler (e ler em poucos dias, diga-se de passagem).
O que me tornou leitora foi “O Caçador de Pipas“, do Khaled Hosseini. Esse livro despertou em mim sentimentos que eu nunca imaginei sentir por um personagem fictício.
Isso fez a minha cabeça explodir, na época. Até porque, o Amir era um garoto que não existia, e muito menos o pobre Hassan. Como eu pude chorar? Como poderia me sentir triste por algo que não existia?!
Não sei se vocês entendem o que eu quero dizer, é bem difícil explicar. Mas isso me mudou.

A partir desse momento, eu quis começar a ler mais, e mais, e mais, até me tornar a louca por livros que sou hoje.

Mas, voltando à pergunta inicial: O que os livros significam pra mim?

Os livros conseguem me levar para outra realidade, para um mundinho particular, que só eu conheço, pois cada um imagina aquela mesma história de formas diferentes. São vários mundos, várias vidas dentro de uma Naiade só.
Como isso pode ser menos do que INCRÍVEL?
Os livros despertam o sentimento de empatia, que hoje em dia é algo que falta muito em nós.
Através de palavras escritas por alguém que eu nunca vi na vida, eu consigo me colocar no lugar do personagem, sentir o sofrimento e a alegria dele, consigo compartilhar tudo isso.

Acredito que isso faz com que eu tenha, dentro de mim, um pedacinho da alma da pessoa que o escreveu (acho que já li isso em algum livro, mas não lembro qual foi).
Os livros me fazem uma pessoa melhor, me trazem alegria e me ensinam coisas que eu não conseguiria aprender de outra forma.

Com os livros eu aprendi que nem sempre conseguimos ser uma Katniss,  que às vezes PRECISAMOS aprender como uma Hermione Granger, ou até mesmo nos tornarmos um Draco Malfoy.
Todos nós temos um pouquinho de cada personagem que conhecemos nos livros, e eu acho isso LINDO.

Eu sou extremamente grata ao meu falecido Tio Tinho, que me deu “O Caçador de Pipas” e fez com que a minha vida mudasse.

Ler, pra mim, é muito mais do que um passatempo. É uma absorção de conhecimento não somente de vocabulários, mas de experiência de vida. E quer forma melhor de aprender tanto do que nos divertindo e fazendo aquilo que mais gostamos?

Desejo que essa sede de leitura nunca passe! ❤

 

Não se esqueçam de me acompanhar nas redes sociais:
 Facebook | Twitter | Instagram | Snapchat: naiadepinheiro
Anúncios

3 comentários em “Hello! It’s me…

  1. Oooi Naiade! Estou descobrindo seu cantinho agora, mas adorei este primeiro post. Realmente, a leitura é tudo isso e mais! A minha mágica despertou com Harry Potter, mas eu descobri meu verdadeiro amor com Jane Austen. Nunca tive a oportunidade de ler O Caçador de Pipas, talvez alguma hora…

    1. Oi Ana!
      Ai, que legal! Jane Austen realmente encanta a gente! Mas pra mim é raro alguém “começar” com Jane Austen, já que não é uma leitura tão simples, mas é maravilhosa!
      Dê uma chance ao Khaled Hosseini! A leitura é fantástica, e só de falar sobre esse livro, me deu vontade de ler novamente!
      Muito obrigada pela visitinha! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s